segunda-feira, 14 de abril de 2008

A SAGA HEROICA DO SeinãoOquê

(Uma avaliação pessimista da Conferência de Pernambuco)

Conferência de Pernambuco
Prestem muita atenção!
Com respeito olha quanto economizaríamos:
tempo, dinheiro, paciência, violência, crença...

Tudo poderia ter acontecido em um único dia!

Credenciamento desorganizado, já virou mordomia.

Mesas de discussões políticas tanta falta não faria
se o governo não enrolasse tanto e logo dissesse que assim queria

As que estavam programadas, parte foi cancelada
Enquanto o povo nem entendia o que acontecia
E aproveitando a oportunidade da fala, não poderia deixar de dizer
que não esqueçam de avisar pra o nosso deputado,
um Maurício desconsolado, pra ele não chegar mais atrasado,
já virou até pecado o tamanho desmantelo!
Com o atraso, o pobre coitado não sabe nem direito onde se socou
esqueceu a Conferência e um palanque logo armou.

Grupos temáticos pra quê?
Bota toda gente num 'balai de gato' e de tudo todo mundo sabia
Gente mais esperta encontrei muitas propostas faziam
outras, com propostas já pronta e elas só repetiam
olhos veiacos para sistematização das propostas
que bravamente surgiam uma brava luta travaram ultrapassando os desafios
conseguiram sair imperfeitas, umas colaborativas partidárias,
outras imáginárias,
algumas vezes, até fraude acontecia.

E tudo isso poderia ter acontecido em um único dia!

Adoraria o painel interativo, se interativo fosse
Mas com medo que o mar virasse sertão, o povo importante logo correu
trataram de dar uma televisão pra nós olhar a votaçãopregaram logo um telão
e a fila andou a correre todo mundo foi votarmas nem todo mundo votou
(a mordomia do credenciamento pra alguma coisa funcionou)

E assim a eleição se foi indo devagar,e tudo tranquilo acontecia
também, no último dia dessa longa Conferência,
depois de 8h de espera para alguma coisa além das danças circulares,
qualquer santo ajudaria
E nós lá, olhando o movimento acontecer, o movimento passar... eita! nem consegui ver

Mas assim terminou:
"Cumpadre fique quieto vai por mim.
Vamo lá que eu tô contando separando direitim
Uma pra mim, uma pra mim, uma pra tú, outra pra mim.Uma pra mim, outra prá tú, uma prá mim, outra pra mim... " (luiz gonzaga/joão silva)

E pergunto: quantas cadeiras voando precisamos para garantir o insucesso de uma conferência?**
(texto traduzido das impressões subjetivas altamente particulares de quem se cansou de certos processos, busca novos caminhos e não vê nada, pois a TAZ é apenas uma saída temporária, apenas temporária, mas vale a pena voltar a acreditar em palavras escritas...)

autoria: Germana Oliveira de Castro (29 anos, nenhum contemplado com políticas públicas descentes para jovens)

1 comentários:

Anônimo disse...

Germana, muito bom seu texto. Apesar d'eu não ter escrito uma linha a respeito (ainda), seu texto reflete bem meu sentimento.
Vai ver que é coisa de Germana's. =D