segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Rede Juventudes no FSM

Rede Juventudes marca presença no Fórum Social Mundial em Belém-PA. Inscrita como organização a RJ propôs atividades, participou de momentos coletivos da Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis e dispediu-se do FSM com pensamento de resistência e evolução.

Desde setembro de 2008 que a Rede Juventudes vinha pensando sua participação no FSM nesse período de 27 de janeiro à 01 de fevereiro de 2009. Idealizou a realização de 4 atividades, tendo 1 sido excluída da programação por motivos não conhecidos, somente 3 estavam aptas a serem realizadas. No entanto, apenas no dia 29, às 15:30, na UFPA, a atividade sobre Juventude e Política aconteceu. As outras, além de estarem chocando com horários de outras atividades igualmente importantes, por conta da logística do Fórum não foram possíveis suas realizações.

Em parceria com o Projeto Grajaú, a roda de diálogo Juventude e Política, reuniu cerca de 20 pessoas que debateram as experiências de ação política do próprio Projeto Grajaú e da Rede Juventudes. Os participantes da roda eram os mais variados possíveis, desde filiados a partidos políticos, a militantes do movimento social, passando por hippies e jovens sem nenhum tipo de participação política. O debate girou em torno da efetivação da participação política juvenil, seja através de políticas públicas ou dos vários espaços construídos pelos próprios jovens.

Segundo Gerson Brandão, articulador do Projeto Grajaú e do Instituto Pólis, é bastante importante essa troca de vivências. "Estar aqui no Fórum, discutindo Juventude e Política, me faz acreditar que há jovens que não estão apáticos, que estão na luta, na militância. Não podemos fazer comparações simplistas entre gerações de juventudes, mas apesar de saber que essa nossa geração está aí dizendo - estamos aqui! - ainda precisamos saber para onde vamos e o que queremos com todos esses espaços de participação política que conquistamos", explicitou Gerson (SP).

"Talvez o grande desafio realmente seja criar pautas significativas para a juventude. Ampliar o pensamento sobre as políticas públicas e investir na aglomeração das especificidades" comentou Jaqueline Soares, da Rede Juventudes (PE). Karlos Rikaryo, Conselheiro Nacional de Juventude, diz que o CONJUVE vem se preocupando cada vez mais não somente com o cumprimento das políticas públicas como o PROJOVEM, mas como eles vêm sendo utilizados, com as metodologias tidas como base e o quanto ela vem contribuindo para a formação política dos jovens.

Uma tarde de análises sobre os desafios e avanços da atuação juvenil na política no FSM, que fez a Rede Juventudes sair um pouco mais fortalicida do encontro, inclusive para continuar resistindo. Esse ano a Rede pretende usufrir melhor dos espaços de participação comum (conferências, seminários, encontros, etc.) e continuar o vínculo de rede, que além de militar e executar projetos, também produz conhecimentos sobre a parcela da população brasileira composta por mais de 30% do país: a juventude.

Escrito por:

Jenair Alves

Instituto Elo Amigo - CE

0 comentários: