quarta-feira, 8 de abril de 2009

Reflexão:VAI TER RODA EM ABRIL?????

Roda de Diálogo, 07 de abril de 2009

Após dois meses sem nos encontrar, em março nos organizamos para realizar uma Roda com o tema do FSM. A Roda terminou por não acontecer devido à ausência de público.
“Para não perder a viagem”, aproveitamos o espaço de tempo, e físico, para uma conversa sobre a continuidade da roda, para relembrar os princípios que nos reúne, e o jeito de fazer a Roda.
Acreditamos que se faz necessário um lugar para o encontro das diferentes formas de vivenciar, e de enfrentar os problemas das juventudes. Considerando que este encontro, é um espaço formativo, aglutinador e de informações, tendo como foco as políticas de juventude.
A roda se afina com o jeito de dialogar e, se fortalece pela visão de mundo em que somos aliados de uma causa, que exige participação dos que defendem, querem entender, e desejam apoio, para continuar nos processos que não nos fecham em idéias únicas e últimas.
A idéia de não estarmos sós é, com certeza, a que nos move a fazer e dar continuidade à Roda. Por isso afirmamos a disposição de continuar fazendo valer, de que as rodas devam ser motivadas e organizadas a partir de temas que quaisquer indivíduos ou organizações achem pertinente de serem dialogados.

Mesmo que a Roda não seja um projeto da ETAPAS, o espaço do “quintal” pode ainda ser demandado todas as segundas quintas-feiras de cada mês, das 9h às 12h.

Esperamos que indivíduos, grupos, movimentos e redes possam fazer deste espaço, um lugar para se deixar conhecer, de promover o bom debate para o justo combate, fortalecendo nossa prática educativa no campo das juventudes.

Entre temas que nos parece pertinente e que continuam a nos questionar:
• A violência que mata jovens em uma escalada cada vez maior;
• A questão do ensino médio e a qualidade de ensino;
• A criação do conselho de juventude do Recife;
• O apoio aos grupos e movimentos enquanto financiamento de suas ações;
• A comunicação como um direito dos jovens;
• Juventude e o respeito à diversidade sexual;

Como tantos outros que mobilizam e se propõe encontrar.
Se acharmos que o tempo da Roda já passou, então paramos. "Sem crise!" Como disse Jak. Mas se acreditamos que ainda vale a pena utilizar esse espaço para dialogar, ela precisa ser mantida. E para ser mantida, é preciso gente. É preciso gente para fazer a Roda girar... Mais gente precisa fazer parte de verdade da Roda.
E aí, a Roda continua girando?

Como traz a canção:
“Roda mundo
Roda gigante
Roda moinho
Roda pião
O tempo rodou
Num instante
Nas voltas do meu coração “...
Chico Buarque.

Abraços
João Simão
Auta
Jakeline Lira

1 comentários:

Anônimo disse...

pq nao fazem uma roda virtual?

um dia, um encontro, um chat?