segunda-feira, 24 de maio de 2010

III Carta Aberta – Pró-fórum das Juventudes de Pernambuco - FOJUPE

No encontro realizado em 24 e 25 de outubro 2009 com jovens das diversas Regiões e Territórios de Pernambuco, ficou definido que o FOJUPE deve existir pela adesão de indivíduos, grupos que se organizam coletivamente, redes, entidades, pontos de cultura movimentos ou fóruns que compreendam ser necessário no campo das juventudes um lugar de articulação como sociedade civil.

Assim sendo, propondo o FOJUPE um espaço de adesão, ele é autogestionado na sua representatividade e se organiza a partir de jovens em seus espaços de articulação e em grupos de trabalho para animar e fazer acontecer o fórum. Este espaço deve ser de aprofundamento, formação e de pautar os/as jovens nos embates onde seja necessário formular e propor ações nas relações entre os grupos que agem juntos como movimento popular no controle social do poder público.

“...A juventude precisa pautar as agendas dos governos e para isso é necessária uma mobilização permanente por iniciativa própria. Com este objetivo surgiu à idéia do FÓRUM ESTADUAL DAS JUVENTUDES DE PERNAMBUCO. Olhando a experiência de outros fóruns, vendo acertos e erros, percebendo a nossa realidade e nossas prioridades, podemos criar o nosso fórum e discernir e decidir coletivamente o que vamos acompanhar e fazer. Quanto mais organizações, grupos e movimentos juvenis, de regiões e segmentos diferentes, abraçarem esta proposta, tanto mais poderemos sonhar com uma melhoria real para a vida dos jovens pernambucanos, afinal "sonho que se sonha junto é sinal de realidade...". Documento de instalação da comissão pró-fórum estadual das Juventudes de Pernambuco

Dessa forma, foi constituído, ainda em caráter provisório, um grupo de animação do FOJUPE que é formado pela participação dos que atuam nos GTs de: comunicação, metodologia, captação de recursos e mobilização.

Do ponto de vista presencial e virtual o grupo de animação tem reuniões uma vez por mês abertas a todos e todas que queiram participar, a fim de encaminhar as questões do fórum. Os encontros acontecem sempre das 14h às 16h na segunda quarta-feira de cada mês em caráter ordinário e extraordinário quando for necessário. As equipes de mobilização e comunicação são responsáveis pelos avisos e infra estrutura da reunião presencial e virtual.

Entendemos que essa equipe de animação não é neste momento uma coordenação constituída pelo pró-fórum.

De acordo com os acontecimentos do encontro de outubro e encaminhamentos de reunião realizada no dia 17 de março, ficou definido:

A realização de um encontro geral com os seguintes objetivos:

Criar de forma participativa e abrangente o Fórum de Juventudes de Pernambuco – FOJUPE.

Promover com o maior número de grupos e organizações juvenis um processo de debate sobre a criação do FOJUPE.

O encontro será realizado na RMR pelas facilidades da infra-estrutura e contará com a participação de 100[1] jovens dos diversos territórios do Estado. Terá como pauta:

Formalizar a criação do FOJUPE: Carta de princípio, gestão e representatividade.

Construção da plataforma das juventudes para a campanha eleitoral 2010 (Revisão da carta de Pernambuco)[2] .

No desejo de mais e mais “festa, trabalho e pão...”

Comissão de Animação




[1] Esse número poderá aumentar ou diminuir a depender dos custos e da mobilização de recursos.

[2] Segue em anexo Carta de Pernambuco para estudo e Reflexão. O documento foi produzido em 2003. Todo o material está disponível no Blog da Roda: blogdaroda.blogspot.com

0 comentários: